Andreza Hoffmann - Blog Delírio Fashion: Livro e Filme: O menino do Pijama Listrado.

20 de fevereiro de 2014

Livro e Filme: O menino do Pijama Listrado.

Olá Fashions! Hoje venho com duas dicas maravilhosas, um livro e um filme: O menino do Pijama Listrado. Uma história linda, triste, e cheia de surpresas.. o livro o menino do Pijama Listrado foi escrito por John Boyne, e segundo o autor, foi escrito em dois dias e meio seguidos.. e é perfeito! Faz umas 2 semanas que li o livro e  hoje mesmo assisti ao filme. E claro que venho contar o que achei de ambos, vem comigo:

Sinopse: Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz idéia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.

O que eu achei: O livro é sempre mais rico em detalhes e com mais emoção, mas o filme consegue ser bem feito e passar a história também, com alguns contrapontos. No livro por exemplo bruno fica careca por causa de piolhos, conta as sensações que sente ao dar as mãos ao seu amigo Shmuel, sendo que no filme são apenas gestos que mostram isso, no livro Fuher passa um jantar com a família de bruno, no filme não. No livro Bruno e Shmuel conversam mais, tem a mesma idade e fazem aniversário no mesmo dia, a amizade deles é mais viva, mais pura, mais sincera.. O desenrolar do livro é dramático e ainda mais intenso por ser narrado por uma criança de nove anos (Bruno), porém este olhar puro sempre busca uma justificativa para os atos bárbaros que ocorrem no campo, o autor prefere focar sua atenção na trajetória de Bruno e de sua família, mantendo o Holocausto como plano de fundo e sem muitos detalhes. Alguns personagens são apresentados vagamente, como se fossem apenas figurantes em volta do protagonista da trama (no filme é bem menor esta apresentação). Bruno está completamente sozinho quando conhece Shmuel, a criança judia que tem a mesma idade e nasceu exatamente no mesmo dia que ele. Embora os meninos habitem mundos totalmente diferentes, a amizade entre eles se desenvolve rapidamente, enquanto Bruno cresce saudável, Shmuel perde cada vez mais peso e sua face ganha gradualmente uma coloração acinzentada. Os amigos notam essas diferenças e sempre conversam muito, no filme o dialogo é bem  menor. O livro é com toda certeza maravilhoso, porém o filme - como sempre acontece, deveria ser mais completo! Mas fiquei satisfeita com ambos e #SuperRecomendo.. o final, é de chorar e doer o coração, mas é incrível!

E você ja leu o livro ou assistiu ao filme o menino do Pijama Listrado? O que acharam? me conta! beijos..

40 comentários:

  1. Fiquei com um nó na garganta quando assisti o filme ,
    que tristeza.
    beijinhos
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Conheço o filme e eu sei que é muito triste.
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia a história, flor, é triste, mas achei interessante. beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Tenho vontade de ler o livro. O filme é muito bom, apesar de triste :'(
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Não assisti nem li o livro ainda, já quero amiga!
    Bjs
    janamakesesmaltesecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Tenho medo de assistir e chorar mtu XD Amei a resenha!! Bjoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem triste mesmo, da um nó na garganta.. mas é tão lindoo!

      Excluir
  7. Blog encantador,gostei do que vi e li,e desde já lhe dou os parabéns, também agradeço por partilhar o seu saber, se desejar visitar o Peregrino E Servo, ficarei também radiante e se desejar seguir faça-o de maneira que possa encontrar o seu blog, porque irei seguir também o seu blog.
    Deixo os meus cumprimentos, e muita paz.
    Sou António Batalha.

    ResponderExcluir
  8. Um mimo, ste filme foi leitura obrigatoria num vestibular da UFGRS faz pouco tempo, eu, li e reli, porém ao filme ainda não assiti, realmente emociona, comove, vc foi muito feliz na postagem e a guriazinha do tio merece receber carinhosos beijinhos e beijinhosssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja então.. vai complementar a leitura, é lindo <3 *-* bjkss

      Excluir
  9. Uma ótima leitura.. muito bom o livro.

    www.bybiancaconde.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu não li o livro, só vi o filme e pelo filme sei que a história é liinda!
    O livro deve ser ainda melhor! :3
    Beijos, bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  11. já assisti o filme e me emocionei bastante, a história é simplesmente linda!

    decottiblog.com

    ResponderExcluir
  12. Esse livro é MUITO bom. O filme não gostei muito, mas tem seu mérito também.


    Beijos
    Nathália - FashionJacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  13. Ah você sabe como eu sou doida pra ler esse livro, né? haha Mas por enquanto fico só com a lembrança do filme, chorei muito ! :'(

    ResponderExcluir
  14. Já conhecia o livro, mas não sabia que a historia era tão interessante assim Dezza, Ah adoro ler livros depois de assistir o filme, ou vice versa. Quando se ler os livros primeiro, (o que é mais original) nos tornamos mais critico em relação a historia, e muitas vezes também nos decepcionamos por já ter uma imagem formada do personagem. Mesmo assim que bom que o filme aindo consegue ser bom.

    Ei tem sorteio lá no blog, espero que participe:
    http://goo.gl/CkCKrd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro ler e depois assistir, apenas uma vez fiz ao contrário e não goseti muito.. mas enfim, é linda demais a história! *.*

      Excluir
  15. Eu li esse livro quando eu tinha uns 17 anos.. Super recomendo tbm :))

    ResponderExcluir
  16. Estou louca para ver o filme
    já ouvi falar que é muito lindo

    beijos

    http://ronyalbuquerque.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Ainda não li o livro nem assisti o filme, mas o enredo é bem interessante. Gosto de tudo que se refere a essa época.
    Ai como gosto de sua visitinha no blog, obrigada!
    Desejo um final de semana de luz e paz!
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!
    “Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade.”(Martha Medeiros)

    ResponderExcluir
  18. Já olhei o filme, é linda a história!
    Super recomendo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Não vi o filme,só li o livrinho. Gostei bastante...mas foi bom ver sua opinião sobre os dois. Livro sempre ganha em detalhes mesmo.
    Bloody Kisses
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, veja o filme, irás gostar *--* s2 adoro ler e ver,

      Excluir

*Não precisa deixar o link do seu blog, evite spam! Farei o mesmo em seu site/blog. Sempre irei retribuir os comentários!

*Comentários ofensivos ao blog e aos meus leitores serão excluídos!

*Deixe sua opinião/critica com educação, ajude a melhorar o blog! E obrigado por comentar,volte sempre! xoxo

Curte? http://tinyurl.com/bzzsaec
Se inscreve? http://www.youtube.com/user/DezaHoffmann
Segue? https://twitter.com/DezaHoffmann