Andreza Hoffmann - Blog Delírio Fashion: Livro Grabiela, Cravo e Canela + Sketchbook!

26 de novembro de 2014

Livro Grabiela, Cravo e Canela + Sketchbook!

Olá Fashions! Um dos trabalhos da faculdade na 4° fase foi a criação de um Sketchbook da literatura brasileira, e pra quem não sabe sketchbook é basicamente um caderno de esboços, um instrumento onde colocamos nossos pensamentos, sentimentos, reflexões, origens, criação, inspiração, desenhos e muito mais. O livro que eu escolhi foi "Gabriela, cravo e canela" que é um dos mais célebres romances do escritor brasileiro Jorge Amado, publicado em 1958. Eu não sou acostumada a ler os clássicos livros brasileiros, os únicos que eu li foi por conta do colégio, no ensino fundamental. Mas isso irá mudar, eu prometo! Adorei ler o livro Grabiela, Cravo e Canela, e super indico! :)

Resumo do livro: "Vinda do agreste, Gabriela chega a Ilhéus em 1925, em busca de trabalho. É levada do “mercado dos escravos”, lugar onde acampam os retirantes, pelo árabe Nacib. O dono do bar Vesúvio não atenta de imediato para a beleza da moça, escondida sob os trapos e a poeira do caminho. Não tarda, porém, a descobrir que ela tem a cor da canela e o cheiro do cravo. Em breve, todos os homens da cidade vão se render aos encantos de GabrielaEla assume a cozinha do bar, e o Vesúvio ferve por conta do tempero e da presença inebriante de Gabriela. Apaixonado, o ciumento Nacib decide que o melhor é se casar. Gabriela passa a ter obrigações que não combinam com seu espírito livre e rústico. No entanto, não se deixa subjugar. Nacib a flagra na cama com Tonico Bastos e manda anular o casamento. Mas Gabriela ainda voltará a ser sua cozinheira e a freqüentar sua cama. Gabriela, cravo e canela narra o caso de amor entre o árabe Nacib e a sertaneja Gabriela e compõe uma crônica do período áureo do cacau na região de Ilhéus. Além do quadro de costumes, o livro descreve alterações profundas na vida social da Bahia dos anos 1920: a abertura do porto aos grandes navios leva à ascensão do exportador carioca Mundinho Falcão e ao declínio dos coronéis, como Ramiro Bastos. É Gabriela quem personifica as transformações de uma sociedade patriarcal, arcaica e autoritária, convulsionada pelos sopros de renovação cultural, política e econômica."


O que eu achei: Eu amei ler o livro, não sei se é por que eu adoro romances, a história se passa em ilhéus, na Bahia. Se vocês lerem o resumo ja teram uma boa noção do que se passa no livro. O que eu gostei muito foi o jeito inocente de Gabriela, ela adora as coisas simples da vida, o sol, o luar, brincar com as crianças, andar de pés descalços, cozinhar.. e além disso tem a pele cor de canela, perfume de cravo e um sorriso lindo. Seu Nacib o árabe, dono do bar que contrata Gabriela, é muito fofo, eu senti o amor e os ciúmes que ele tem por Gabriela, é lindo isso. A parte triste é a traição, mas nada melhor que um livro com um bom drama como uma traição né. E além de ler o livro, eu assisti ao filme (de 1983, que tem no youtube), e assisti algumas cenas da novela, Gabriela, cravo e canela da rede globo, tudo isso me fez pegar a essência do livro e conseguir fazer meu sketchbook literário. Enfim, o livro é muito bom, achei bem completo; aliás eu li ele pelo tablet e notebook, por isso demorei um mês, se não teria lido mais rápido. Eu recomendo pra quem gosta de uma história de romance, drama, traição, econômia, injustiças, política, etc. E por ser literatura brasileira me surpreendeu, não esperava tudo isso!

E para deixar a publicação diferente só usei minhas fotos, todas do meu  sketchbook literário, e quero saber oque vocês acham do pouco que viram do meu sketchbook, ficou bom? E ja leram o livro ou assistiram a novela ou filme. Gostam? Super beijo.

26 comentários:

  1. Já assisti algumas cenas da novela. Mas nunca li o livro. Adorei o teu sketchbook, muito criativo. Beijoooos! :)

    Teen Dream

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca li o livro, mas já li vários do Jorge Amado...
    Seu trabalho ficou lindo, parabéns!

    gothicowl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu li o livro, nem assistir o filme, com o seu sketchbook ficou muito lindos
    Foi voce quem desenhou? se foi, parabens!
    Adoro coisas artesanais, criado pela propria pessoa
    beijos, troquei o nome e layout do blog, depois me conta se gostou?
    www.flocosdemenina.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor, foi sim, todo manual :). Não desenho tão bem ainda, quero em aprimorar mais! Obg, beijo.

      Excluir
  4. Ótima resenha! Nunca li esse livro e confesso que não tenho muita vontade não.. Tem outros de Jorge Amado que estão na minha lista ^^
    Beijos!
    morandocomele.com

    ResponderExcluir
  5. Que incrível Andreza, adorei.
    Gabriela, é um clássico incrível. Parabéns pela escolha.
    Beijos

    BLOG | FAN PAGE | INSTAGRAM | YOUTUBE | GOOGLE+

    ResponderExcluir
  6. O que mais gostei do seu post foi o sketchbook! Quero um assim pra mim

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Nossa, que criativo, amei!

    SORTEIO DE UMA MÁSCARA DA LOLA COSMETICS: www.rockcomluxo.com

    ResponderExcluir
  8. Que criativo, ficou super legal! Eu ainda não li o livro, mas pretendo!

    www.brazilianvogue.com.br

    ResponderExcluir
  9. A novela foi um show e o livro? Adorei é sempre muiiito bom ler e de vez em qdo, reler e dxar pra vc bjinhos e dsejos de ótimos trabalhos de final de ano e ainda mais bjinhosssssss...

    ResponderExcluir
  10. Muito legal esse projeto da faculdade. Bem estimulador da criatividade. Parabéns, seu esboço ficou muito interessante. Eu ainda não li esse livro, mas acho que iria amar porque eu também adoro romances. Nahim...preciso ler esse livro correndo.
    Beijos!
    Monólogo de Julieta

    P.s.: Desculpe a demora em responder. Final de ano está me consumindo aqui! *>*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. husihsaiudhiua, verdade, é bem estimulante de critividade, amo sketchbooks! Ah eu tbm to demorando pra tudo, tranquilo amg. HIUSHAUIDAHIU fim de ano é assim mesmo D:'

      Excluir

*Não precisa deixar o link do seu blog, evite spam! Farei o mesmo em seu site/blog. Sempre irei retribuir os comentários!

*Comentários ofensivos ao blog e aos meus leitores serão excluídos!

*Deixe sua opinião/critica com educação, ajude a melhorar o blog! E obrigado por comentar,volte sempre! xoxo

Curte? http://tinyurl.com/bzzsaec
Se inscreve? http://www.youtube.com/user/DezaHoffmann
Segue? https://twitter.com/DezaHoffmann